Situado na margem direita do rio Xarrama (afluente do Sado), entre o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo, conta com um grande passado histórico sendo um povoado com raízes no Período Neolítico.
As principais atividades económicas da Freguesia de Torrão são a pecuária, agricultura, construção civil, produção de cortiça, vinho, azeite, mel e pão. No artesanato encontram-se miniaturas de madeira, cerâmica pintada à mão, ferradores e ferreiros, empalhamento de cadeiras, rendas e bordados.
Pertencem a esta freguesia, com uma área de 372,763 km2, as seguintes localidades: Torrão, São Romão, Rio de Moinhos, Mil Brejos, Batão e Casa Branca.
A Freguesia de Torrão confronta com a União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana (Concelho de Alcácer do Sal), com a Freguesia de Alcáçovas (Concelho de Viana do Alentejo), com a Freguesia de Vila Nova da Baronia (Concelho de Alvito), com a Freguesia de Odivelas (Concelho de Ferreira do Alentejo), com as Freguesias de Azinheira de Barros e São Mamede do Sadão e de Grândola e Santa Margarida da Serra (Concelho de Grândola).
DEMOGRAFIA (Resultados preliminares dos Censos 2021, INE,IP)
• População Residente Total - 1937
- População Residente Homens - 920
- População Residente Mulheres - 1017
• Famílias (Agregados) - 816
• Alojamentos – 1794
• Edifícios – 1589
EQUIPAMENTOS
JUNTA DE FREGUESIA DE TORRÃO
- Secretaria da Junta de Freguesia de Torrão
- Cemitério da Vila do Torrão
- Cemitério de São Romão
EDUCAÇÃO E CULTURA
- Agrupamento de Escolas do Torrão
- Biblioteca Maria Rosa Colaço
- Museu Etnográfico do Torrão
- Sociedade 1º de Janeiro Torranense
- Universidade Sénior do Torrão
- Posto de Turismo
- Universo das Artes - Centro de Actividades de Tempos Livres
SAÚDE
- Polo de Saúde de Torrão
- Consultório Médico
- Farmácia
- Clinica Médica Dentária
- Posto de Análises Clinicas
- Consultório Dentário
DESPORTO
- Complexo Desportivo com Piscina Convertível
- Pavilhão Gimnodesportivo
- Campo de Futebol de Barreira Guedes
- Pavilhão Desportivo Torino Torranense
AÇÃO SOCIAL
- Centro Social e Paroquial de Torrão
- Santa Casa da Misericórdia de Torrão
- Centro Social de Rio de Moinhos
SEGURANÇA E PROTEÇÃO CIVIL
- Guarda Nacional Republicana
- Bombeiros Mistos do Torrão
SERVIÇOS
- Caixa de Crédito Agrícola (com MB)
- Posto de Correios
- Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)
- Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Torrão
- Padarias Reunidas do Torrão
OUTROS
- Parque de Merendas
- Percursos Pedestres
ACESSIBLIDADES
Torrão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. Situada praticamente na união dos distritos de Setúbal, Évora e Beja, sendo o principal acesso rodoviário a EN2, que faz a ligação a Montemor-o-Novo e Ferreira do Alentejo.
Acesso por Auto-estrada
• A2 - Com saída em Torrão/Alcácer do Sal
Acesso por Nacional
• IC1 - Lisboa/Algarve
HIDROLOGIA
A Vila do Torrão é tocada pelo rio Xarrama, que passa junto à vila, alimentando a jusante, a Barragem Engenheiro Trigo de Morais situada em Vale do Gaio e desaguando no rio Sado, que atravessa a sudoeste a freguesia. O rio Xarrama é um rio de Portugal que nasce a noroeste de Évora e é um afluente da margem direita do rio Sado, na Freguesia do Torrão.
A barragem Engenheiro Trigo de Morais (mais conhecida, por barragem de Vale do Gaio), com uma bacia hidrográfica que se estende por 509 quilómetros quadrados, entrou em funcionamento em 1949. Localizada próximo do Torrão, na linha de água do rio Xarrama, a construção foi seleccionada, pela Ordem dos Engenheiros, para integrar o livro “100 Obras de Engenharia Civil no Século XX”, que tem como objectivo apresentar à sociedade obras que tenham contribuído para o desenvolvimento de Portugal e para reforçar o papel da Engenharia Portuguesa no mundo.
Rodeada de belas áreas verdes, a barragem de Vale do Gaio é um local ideal para a prática desportiva e de actividades náuticas (caminhada, pesca, canoagem, …), para um simples passeio ao ar livre ou para usufruir de alguns dias de descanso na pousada ali situada.
O Rio Sado (antigamente chamado Sádão), é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia em Ourique e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal.