Calçada Romana ou Via Romana do Torrão

Dados do Património
Nome: Calçada Romana ou Via Romana do Torrão

Situada a cerca de 1km a norte da Vila do Torrão, corresponde ao troço de uma antiga via romana. Estamos na presença de um troço bastante bem conservado de calçada romana, com cerca de 400 metros de comprimento. Na sua construção foi utilizada pedra da região.
Está orientada N/S, fazendo parte da estrada que ligava Pax Iulia (Beja) a Ebora (Évora) - Itinerário XII (Figs 1 e 2).
José d’Encarnação sugere que o miliário descoberto na villa romana do Porto da Lama pertenceria à via romana “Salacia-Ebora”. Trata-se de um miliário em mármore, dedicado aos dois imperadores, Constâncio Cloro e Galérico, césares a partir de 293 – 305 d.C.Pertencia à via “Olisipo-Salacia –Ebora”.
O acesso para Pax Iulia seria efectuado através de uma ponte construída sobre o Xarrama, conhecida na Vila do Torrão pela Ponte da Calçadinha Romana e que, segundo André de Resende dataria do séc. V d.C. (Fig. 3). A calçada foi aberta em base nivelada, sobre terra batida coberta por camada de pedra talhada com inclinação para escoamento de águas. O seu percurso é quase rectilíneo, sendo delimitada por seixos grandes, colocados em paralelo ao longo da calçada. A parte central é constituída por fiadas de pedras achatadas de diferentes calibres, com pequenos seixos, cascalho e terra entre as pedras maiores.