Hidrologia

A Vila do Torrão é tocada pelo rio Xarrama, que passa junto à vila, alimentando a jusante, a Barragem Engenheiro Trigo de Morais situada em Vale do Gaio e desaguando no rio Sado, que atravessa a sudoeste a freguesia.

 

Rio Xarrama

Rio Xarrama é um rio de Portugal que nasce a noroeste de Évora e é um afluente da margem direita do rio Sado, na Freguesia do Torrão.

 
Barragem Engenheiro Trigo de Morais
 
Com uma bacia hidrográfica que se estende por 509 quilómetros quadrados, a barragem Engenheiro Trigo de Morais, mais conhecida, por barragem de Vale do Gaio, entrou em funcionamento em 1949.
Localizada próximo do Torrão, na linha de água do rio Xarrama, a construção foi seleccionada, pela Ordem dos Engenheiros, para integrar o livro “100 Obras de Engenharia Civil no Século XX”, que tem como objectivo apresentar à sociedade obras que tenham contribuído para o desenvolvimento de Portugal e para reforçar o papel da Engenharia Portuguesa no mundo.
Rodeada de belas áreas verdes, a barragem de Vale do Gaio é um local ideal para a prática desportiva e de actividades náuticas (caminhada, pesca, canoagem, …), para um simples passeio ao ar livre ou para usufruir de alguns dias de descanso na pousada ali situada.
 
Rio Sado
 
O Sado (antigamente chamado Sádão) é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia em Ourique e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal.